« Home | XI DOMINGO TC » | X DOMINGO TC » | IX DOMINGO TC » | VIII DOMINGO TC » | CORPO E SANGUE DE CRISTO » | SANTÍSSIMA TRINDADE » | VI DOMINGO DA PÁSCOA » | V DOMINGO DA PÁSCOA » | IV DOMINGO DA PÁSCOA » | III DOMINGO DA PÁSCOA »

XII DOMINGO TC

22 Junho 2008


Sugestões aos Leitores para bem Proclamar a PalavraLeitores:
1ª leitura: O texto é expressivamente rico, cheio de cambiantes e de colorido rítmico, fonético e sintáctico. Uma leitura monocórdica descaracteriza o texto. O tom de oração que perpassa o texto e explode no fim, requer uma expressão poética que absorva as invectivas da multidão, a conspiração dos amigos e a confiança no Senhor. Proclamar o texto, torná-lo vivo, não é tarefa fácil (não é juntar sílabas ou palavras como por vezes pensam alguns). Tenha o leitor a humildade bastante de se sujeitar à apreciação dos outros (equipa de leitores), antes de o proclamar na liturgia. Atenção a algumas palavras: invectivas, denunciai-o, denunciá-lo, vingaremos, perseguidores, ignomínia, perscrutais, perversos.
2ª leitura: O leitor encontra a chave da leitura na última frase. Abundam as frases longas. Para esta leitura convém escolher alguém que domine a técnica respiratória. A última frase deve ser lida de modo a que não se quebre a sua unidade. A expressão de valor é "a graça de Deus" que constitui o pico da frase. Uma sugestão para ler a frase anterior: "Entretanto, / a morte reinou desde Adão até Moisés, // mesmo para aqueles que não tinham pecado por uma transgressão à semelhança de Adão, / que é figura d' Aquele que havia de vir. ///". Trabalhe algumas palavras: transgressão, semelhança, pereceram (e não "pareceram"), abundância.  http://www.sdplviseu.web.pt/LITURGIAEVIDA/2007-2008.html


As leituras deste domingo põem em relevo a dificuldade em viver como discípulo, dando testemunho do projecto de Deus no mundo. Sugerem que a perseguição está sempre no horizonte do discípulo… Mas garantem também que a solicitude e o amor de Deus não abandonam o discípulo que dá testemunho da salvação.

A primeira leituraLeitura do Livro do profeta Jeremias
Jer 20, 10-13
apresenta-nos o exemplo de um profeta do Antigo Testamento – Jeremias. É o paradigma do profeta sofredor, que experimenta a perseguição, a solidão, o abandono por causa da Palavra; no entanto, não deixa de confiar em Deus e de anunciar – com coerência e fidelidade – as propostas de Deus para os homens.

No EvangelhoEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Mt 10, 26-33
, é o próprio Jesus que, ao enviar os discípulos, os avisa para a inevitabilidade das perseguições e das incompreensões; mas acrescenta: “não temais”. Jesus garante aos seus a presença contínua, a solicitude e o amor de Deus, ao longo de toda a sua caminhada pelo mundo.

Na segunda leituraLeitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Rom 5, 12-15
, Paulo demonstra aos cristãos de Roma como a fidelidade aos projectos de Deus gera vida e como uma vida organizada numa dinâmica de egoísmo e de auto-suficiência gera morte. (in Dehonianos)
Imagem acima de: sdpl de viseu


LEITURA I Jer 20, 10-13
«Salvou a vida dos pobres das mãos dos perversos»

Leitura do Livro do profeta Jeremias
Disse Jeremias:
«Eu ouvia as invectivas da multidão:
‘Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!’
Todos os meus amigos esperavam
que eu desse um passo em falso:
‘Talvez ele se deixe enganar
e assim o poderemos dominar e nos vingaremos dele’.
Mas o Senhor está comigo como herói poderoso
e os meus perseguidores cairão vencidos.
Ficarão cheios de vergonha pelo seu fracasso,
ignomínia eterna que não será esquecida.
Senhor do Universo,
que sondais o justo e perscrutais os rins e o coração,
possa eu ver o castigo que dareis a essa gente,
pois a Vós confiei a minha causa.
Cantai ao Senhor, louvai o Senhor,
que salvou a vida do pobre das mãos dos perversos».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 68, 8-10.14.17. 33-35
Refrão: Pela vossa grande misericórdia, atendei-me, Senhor.

Por Vós tenho suportado afrontas,
cobrindo-se meu rosto de confusão.
Tornei-me um estranho para os meus irmãos,
um desconhecido para a minha família.

Devorou-me o zelo pela vossa casa
e recaíram sobre mim os insultos contra Vós.
A Vós, Senhor, elevo a minha súplica,
no momento propício, meu Deus.

Pela vossa grande bondade, respondei-me,
em prova da vossa salvação.
Tirai-me do lamaçal, para que não me afunde,
livrai-me dos que me odeiam e do abismo das águas.

Vós, humildes, olhai e alegrai-vos,
buscai o Senhor e o vosso coração se reanimará.
O Senhor ouve os pobres
e não despreza os cativos.
Louvem-n’O o céu e a terra,
os mares e quanto neles se move.


LEITURA II Rom 5, 12-15
«O dom gratuito não é como a falta»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos:
Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo
e pelo pecado a morte,
assim também a morte atingiu todos os homens,
porque todos pecaram.
De facto, até à Lei, existia o pecado no mundo.
Mas o pecado não é levado em conta, se não houver lei.
Entretanto, a morte reinou desde Adão até Moisés,
mesmo para aqueles que não tinham pecado
por uma transgressão à semelhança de Adão,
que é figura d’Aquele que havia de vir.
Mas o dom gratuito não é como a falta.
Se pelo pecado de um só pereceram muitos,
com muito mais razão a graça de Deus,
dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo,
se concedeu com abundância a muitos homens.
Palavra do Senhor.


ALELUIA Jo 15, 26b.27a
Refrão: Aleluia. Repete-se
O Espírito da verdade dará testemunho de Mim,
diz o Senhor,
e vós também dareis testemunho de Mim. Refrão


EVANGELHO Mt 10, 26-33
«Não temais os que matam o corpo»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos:
«Não tenhais medo dos homens,
pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se,
nada há oculto que não venha a conhecer-se.
O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia;
e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados.
Não temais os que matam o corpo,
mas não podem matar a alma.
Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por uma moeda?
E nem um deles cairá por terra
sem consentimento do vosso Pai.
Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Portanto, não temais:
valeis muito mais do que os passarinhos.
A todo aquele que se tiver declarado por Mim
diante dos homens
também Eu Me declararei por ele
diante do meu Pai que está nos Céus.
Mas àquele que Me negar diante dos homens,
também Eu o negarei
diante do meu Pai que está nos Céus».
Palavra da salvação.

Archives


Copyright © 2005 - 2016 by pelo próprio | Todos os direitos reservados.