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X DOMINGO TC

08 Junho 2008


Sugestões aos Leitores para bem Proclamar a PalavraLeitores:
1ª leitura: É notório o tom poético do texto. A primeira frase funciona como título e a última como conclusão. O corpo do texto pode dividir-se em duas partes: " A sua vinda face da terra"; "Que farei como a luz". (Escreva o texto, fazendo parágrafos nestas partes e obterá uma disposição interessante do texto). As interrogações (com um paralelismo estrutural) deverão atingir o clímax em "por ti". A articulação (consoantes, vogais, sílabas) deve ser especialmente cuidada. O u depois do g, ora lê-se, ora não: aguaceiro (gua = 1 sílaba), castiguei (não se lê o u).
2ª leitura: As frases longas são sempre uma dificuldade para qualquer leitor, mas sobretudo para um leitor não preparado. Mas a maior dificuldade vem da compreensão do texto e da sua correcta divisão. Poderíamos dividir o texto em duas partes (a unidade é evidente e a divisão que propomos pretende salvá-la): "Contra toda a esperança Sara"; "Perante a promessa justificação". A primeira parte tem dois pólos (Contra toda a esperança Sem vacilar na fé), acusando um certo paralelismo. A segunda parte centra-se em "isto foi-lhe atribuído". A frase exprime-se de modo semelhante à palavra, com elementos tónicos e átonos: uma leitura debitada sempre no mesmo ritmo monótono e no mesmo tom monocórdico torna-se irrelevante, perde a capacidade de se fazer ouvir e acaba por ser incompreensível. Em leituras assim a Palavra não vive, não se pressente qualquer presença divina (nem sequer humana!) e, portanto, a comunhão não acontece. Descubra, em cada frase, o seu núcleo: "Perante a promessa de Deus, não se deixou abalar pela desconfiança, antes se fortaleceu na fé"; "Não é por causa dele que está escrito "isto foi-lhe atribuído", mas também por causa de nós".
http://www.sdplviseu.web.pt/LITURGIAEVIDA/2007-2008.html

A Palavra de Deus deste 10º Domingo do Tempo Comum repete, com alguma insistência, que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício. A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não são os actos externos de culto ou as declarações de boas intenções, mas sim uma atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamamento, à sua proposta de salvação. É esse o tema da liturgia deste dia.

Na primeira leituraLeitura do Livro do profeta Oseias
Os 6, 3-6
, o profeta Oseias põe em causa a sinceridade de uma comunidade que procura controlar e manipular Deus, mas não está verdadeiramente interessada em aderir, com um coração sincero e verdadeiro, à aliança. Os actos externos de culto – ainda que faustosos e magnificentes – não significam nada, se não houver amor (quer o amor a Deus, quer o amor ao próximo – que é a outra face do amor a Deus).

Na segunda leituraLeitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Rom 4, 18-25
, Paulo apresenta aos cristãos (quer aos que vêm do judaísmo e estão preocupados com o estrito cumprimento da Lei de Moisés, quer aos que vêm do paganismo) a única coisa essencial: a fé. A figura de Abraão é exemplar: aquilo que o tornou um modelo para todos, não foram as obras que fez, mas a sua adesão total, incondicional, plena, a Deus e aos seus projectos.

O EvangelhoEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Mt 9, 9-13
apresenta-nos uma catequese sobre a resposta que devemos dar ao Deus que chama todos os homens, sem excepção. O exemplo de Mateus sugere que o decisivo, do ponto de vista de Deus, é a resposta pronta ao seu convite para integrar a comunidade do “Reino”. (in Dehonianos)
Imagem acima de: sdpl de viseu


LEITURA I Os 6, 3-6
«Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios»

Leitura do Livro do profeta Oseias
Procuremos conhecer o Senhor.
A sua vinda é certa como a aurora.
Virá a nós como aguaceiro de Outono,
como a chuva da Primavera sobre a face da terra.
«Que farei por ti, Efraim? Que farei por ti, Judá?»
__ diz o Senhor __
«O vosso amor é como o nevoeiro da manhã,
como o orvalho da madrugada que logo se evapora.
Por isso vos castiguei por meio dos Profetas
e vos matei com palavras da minha boca;
e o meu direito resplandece como a luz.
Porque Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios,
o conhecimento de Deus, mais que os holocaustos».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 49, 1.8.12-13.14-15
Refrão: A quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus.

Falou o Senhor, Deus soberano,
e convocou a terra, do Oriente ao Ocidente:
«Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.

Se tivesse fome, não to diria,
porque meu é o mundo e tudo o que nele existe.
Comerei porventura as carnes dos touros
ou beberei o sangue dos cabritos?

Oferece a Deus sacrifícios de louvor
e cumpre os votos feitos ao Altíssimo.
Invoca-Me no dia da tribulação:
Eu te livrarei e tu Me darás glória».


LEITURA II Rom 4, 18-25
«Fortaleceu-se na fé, dando glória a Deus»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos:
Contra toda a esperança, Abraão acreditou
que havia de tornar-se pai de muitas nações,
como tinha sido anunciado:
«Assim será a tua descendência».
Sem vacilar na fé,
não tomou em consideração nem a falta de vigor do seu corpo,
pois tinha quase cem anos,
nem a falta de vitalidade do seio materno de Sara.
Perante a promessa de Deus,
não se deixou abalar pela desconfiança,
antes se fortaleceu na fé, dando glória a Deus,
plenamente convencido
de que Deus era capaz de cumprir o que tinha prometido.
Por este motivo é que isto «lhe foi atribuído à conta de justiça».
Não é só por causa dele que está escrito «isto foi-lhe atribuído»,
mas também por causa de nós,
que acreditamos n’Aquele que ressuscitou dos mortos,
Jesus, Nosso Senhor,
que foi entregue à morte por causa das nossas faltas
e ressuscitou para nossa justificação.
Palavra do Senhor.


ALELUIA Lc 4, 18
Refrão: Aleluia. Repete-se
O Senhor enviou-me a anunciar o evangelho aos pobres
e a liberdade aos oprimidos. Refrão


EVANGELHO Mt 9, 9-13
«Não vim chamar os justos, mas os pecadores»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
Jesus ia a passar,
quando viu um homem chamado Mateus,
sentado no posto de cobrança dos impostos,
e disse-lhe: «Segue-Me».
Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus,
muitos publicanos e pecadores
vieram sentar-se com ele e os seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos:
«Por que motivo é que o vosso Mestre
come com os publicanos e os pecadores?»
Jesus ouviu-os e respondeu:
«Não são os que têm saúde que precisam de médico,
mas sim os doentes.
Ide aprender o que significa:
‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’.
Porque Eu não vim chamar os justos,
mas os pecadores».
Palavra da salvação.

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