« Home | VI DOMINGO TC » | V DOMINGO TC » | IV DOMINGO TC » | III DOMINGO TC » | II DOMINGO TC » | EPIFANIA DO SENHOR » | SANTA MARIA, MÃE DE DEUS » | NATAL DO SENHOR » | IV DOMINGO DO ADVENTO » | III DOMINGO DO ADVENTO »

VII DOMINGO TC

19 Fevereiro 2012


Sugestões aos Leitores para bem Proclamar a PalavraLeitores:
1ª Leitura: Após a frase introdutória, o leitor, após uma pausa razoável, dá voz a Deus que promete [Não vos lembreis... proclamará os meus louvores] e censura [Mas tu não me chamaste... recordar as tuas faltas]. Gostaríamos de salientar duas expressões: "não o vedes?" e Sou Eu, sou Eu". A primeira deve ser destacada do texto e a voz sobe abruptamente. A segunda reforça a intensidade da frase que vem em sendo dita em crescendo.
2ª Leitura: Atenção às expressões intercalares (entre travessões) que devem ser ditas destacadamente em tom mais grave. Ao dizer o texto, não parta as frases como indicia o leccionário (p. e.: Deus é testemunha fiel de que...etc). A última frase é tripartida (enumeração), polarizada pelos verbos concedeu, marcou e imprimiu.
http://www.sdplviseu.web.pt/LITURGIAEVIDA/2011-2012.html

A liturgia do 7º Domingo do Tempo Comum convida-nos, uma vez mais, a tomar consciência de que Deus tem um projecto de salvação para os homens e para o mundo. Esse projecto (que em Jesus se torna vivo, palpável, realmente libertador) é um dom de Deus que o homem deve acolher com fé.
A primeira leituraLeitura do Livro de Isaías
Is 43, 18-19.21-22.24b-25
fala-nos de um Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, a fim de o conduzir ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Sugere, no entanto, que o Povo necessita de percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que Deus tem para oferecer.
O EvangelhoEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Mc 2, 1-12
retoma a mesma temática. Diz que, através de Jesus, Deus derrama sobre a humanidade sofredora e prisioneira do pecado a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor. Ao homem resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que Jesus veio apresentar.
A segunda leituraLeitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
2 Cor 1, 18-22
recomenda àqueles que aderiram à proposta de Jesus que vivam com coerência, com verdade, com sinceridade o seu compromisso, sem recurso a subterfúgios ou a lógicas de oportunidade. (in Dehonianos)
Imagem acima de: sdpl de viseu


LEITURA I Is 43, 18-19.21-22.24b-25
«Apagarei as tuas transgressões, em atenção a Mim»

Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor:
«Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados,
não presteis atenção às coisas antigas.
Eu vou realizar uma coisa nova,
que já começa a aparecer; não o vedes?
Vou abrir um caminho no deserto,
fazer brotar rios na terra árida.
O povo que formei para Mim proclamará os meus louvores.
Mas tu não Me chamaste, Jacob,
não te preocupaste Comigo, Israel.
Pelo contrário, obrigaste-Me a suportar os teus pecados,
cansaste-Me com as tuas iniquidades.
Sou Eu, sou Eu que, em atenção a Mim,
tenho de apagar as tuas transgressões
e não mais recordar as tuas faltas».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 40, 2-3.4-5.13-14
Refrão: Salvai-me, Senhor, porque pequei contra Vós.
Ou: Salvai, Senhor, a minha alma,
pois contra Vós eu pequei.

Feliz daquele que pensa no pobre:
no dia da desgraça o Senhor o salvará.
O Senhor lhe concederá protecção e vida,
fá-lo-á ditoso na terra
e não o abandonará ao ódio dos seus inimigos.

No leito do sofrimento o Senhor o assistirá
e na doença o aliviará.
Eu digo: Senhor, tende piedade de mim,
curai-me, pois pequei contra Vós.

Vós me conservareis são e salvo
e em vossa presença me estabelecereis para sempre.
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel,
desde agora e para sempre. Amen.


LEITURA II 2 Cor 1, 18-22
«Jesus não foi sim e não, mas sempre foi sim»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Deus é testemunha fiel
de que a nossa linguagem convosco não é sim e não.
Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo,
que nós pregámos entre vós
__ eu, Silvano e Timóteo __
não foi sim e não, mas foi sempre um sim.
Todas as promessas de Deus são um sim em seu Filho.
É por Ele que nós dizemos ‘Amen’ a Deus para sua glória.
Quem nos confirma em Cristo __ a nós e a vós __ é Deus.
Foi Ele que nos concedeu a unção,
nos marcou com o seu sinal
e imprimiu em nossos corações o penhor do Espírito.
Palavra do Senhor.


ALELUIA Lc 4, 18
Refrão: Aleluia. Repete-se
O Senhor me enviou a anunciar a boa nova aos pobres,
a proclamar aos cativos a liberdade. Refrão


EVANGELHO Mc 2, 1-12
«O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum
e se soube que Ele estava em casa,
juntaram-se tantas pessoas
que já não cabiam sequer em frente da porta;
e Jesus começou a pregar-lhes a palavra.
Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens;
e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão,
descobriram o tecto por cima do lugar onde Ele Se encontrava
e, feita assim uma abertura,
desceram a enxerga em que jazia o paralítico.
Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico:
«Filho, os teus pecados estão perdoados».
Estavam ali sentados alguns escribas,
que assim discorriam em seus corações:
«Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar.
Não é só Deus que pode perdoar os pecados?»
Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes:
«Porque pensais assim nos vossos corações?
Que é mais fácil?
Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’
ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’?
Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem
tem na terra o poder de perdoar os pecados,
‘Eu to ordeno __ disse Ele ao paralítico __
levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’».
O homem levantou-se,
tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente,
de modo que todos ficaram maravilhados
e glorificavam a Deus, dizendo:
«Nunca vimos coisa assim».
Palavra da salvação.

Archives


Copyright © 2005 - 2016 by pelo próprio | Todos os direitos reservados.