« Home | V DOMINGO DA PÁSCOA » | IV DOMINGO DA PÁSCOA » | III DOMINGO DA PÁSCOA » | II DOMINGO DA PÁSCOA » | PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR » | PAIXÃO E MORTE DO SENHOR » | DOMINGO DE RAMOS » | V DOMINGO DA QUARESMA » | IV DOMINGO DA QUARESMA » | III DOMINGO DA QUARESMA »

VI DOMINGO DA PÁSCOA

29 Maio 2011


Sugestões aos Leitores para bem Proclamar a PalavraLeitores:
Os textos não são difíceis. Não quer isto dizer que não precise de estudo e trabalho. Nunca ninguém deveria ter a ousadia de subir ao ambão sem ter estudado o texto que vai proclamar. Com alguma frequência, os textos mais fáceis acabam por se tornar os mais deficientemente proclamados.
1ª Leitura: Exemplificamos a primeira frase: "Naqueles dias,// Filipe desceu a uma cidade da Samaria/ e começou a pregar (leia-se: prègar), o Messias àquela gente.//".
Nota importante: importa corrigir o Leccionário que, por gralha, mutilou o v. 16: "...que ainda não tinha descido sobre eles: só estavam baptizados em nome do Senhor Jesus".
http://www.sdplviseu.web.pt/LITURGIAEVIDA/2010-2011.html

A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a descobrir a presença – discreta, mas eficaz e tranquilizadora – de Deus na caminhada histórica da Igreja. A promessa de Jesus – “não vos deixarei órfãos” – pode ser uma boa síntese do tema.
O EvangelhoEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Jo 14, 15-21
apresenta-nos parte do “testamento” de Jesus, na ceia de despedida, em Quinta-feira Santa. Aos discípulos, inquietos e assustados, Jesus promete o “Paráclito”: ele conduzirá a comunidade cristã em direcção à verdade; e levá-la-á a uma comunhão cada vez mais íntima com Jesus e com o Pai. Dessa forma, a comunidade será a “morada de Deus” no mundo e dará testemunho da salvação que Deus quer oferecer aos homens.
A primeira leituraLeitura dos Actos dos Apóstolos
Actos 8, 5-8.14-17
mostra exactamente a comunidade cristã a dar testemunho da Boa Nova de Jesus e a ser uma presença libertadora e salvadora na vida dos homens. Avisa, no entanto, que o Espírito só se manifestará e só actuará quando a comunidade aceitar viver a sua fé integrada numa família universal de irmãos, reunidos à volta do Pai e de Jesus.
A segunda leituraLeitura da Primeira Epístola de São Pedro
1 Pedro 3, 15-18
exorta os crentes – confrontados com a hostilidade do mundo – a terem confiança, a darem um testemunho sereno da sua fé, a mostrarem o seu amor a todos os homens, mesmo aos perseguidores. Cristo, que fez da sua vida um dom de amor a todos, deve ser o modelo que os cristãos têm sempre diante dos olhos. (in Dehonianos)
Imagem acima de: sdpl de viseu


LEITURA I Actos 8, 5-8.14-17
«Impunham as mãos sobre eles
e eles recebiam o Espírito Santo»


Leitura dos Actos dos Apóstolos
Naqueles dias,
Filipe desceu a uma cidade da Samaria
e começou a pregar o Messias àquela gente.
As multidões aderiam unanimemente às palavras de Filipe,
ao ouvi-las e ao ver os milagres que fazia.
De muitos possessos saíam espíritos impuros,
soltando enormes gritos,
e numerosos paralíticos e coxos foram curados.
E houve muita alegria naquela cidade.
Quando os Apóstolos que estavam em Jerusalém
ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus,
enviaram-lhes Pedro e João.
Quando chegaram lá, rezaram pelos samaritanos,
para que recebessem o Espírito Santo,
que ainda não tinha descido sobre eles:
só estavam baptizados em nome do Senhor Jesus.
Então impunham-lhes as mãos
e eles recebiam o Espírito Santo.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 65,1-3a.4-5.6-7a.16.20
Refrão: A terra inteira aclame o Senhor.

Aclamai a Deus, terra inteira,
cantai a glória do seu nome,
celebrai os seus louvores,
dizei a Deus: «Maravilhosas são as vossas obras».

«A terra inteira Vos adore e celebre,
entoe hinos ao vosso nome».
Vinde contemplar as obras de Deus,
admirável na sua acção pelos homens.

Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi,
vou narrar-vos quanto Ele fez por mim.
Bendito seja Deus que não rejeitou a minha prece,
nem me retirou a sua misericórdia.


LEITURA II 1 Pedro 3, 15-18
«Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro
Caríssimos:
Venerai Cristo Senhor em vossos corações,
prontos sempre a responder, a quem quer que seja,
sobre a razão da vossa esperança.
Mas seja com brandura e respeito,
conservando uma boa consciência,
para que, naquilo mesmo em que fordes caluniados,
sejam confundidos os que dizem mal
do vosso bom procedimento em Cristo.
Mais vale padecer por fazer o bem,
se for essa a vontade de Deus,
do que por fazer o mal.
Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados
__ o Justo pelos injustos __
para nos conduzir a Deus.
Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito.
Palavra do Senhor.


ALELUIA Jo 14, 23
Refrão: Aleluia. Repete-se
Se alguém Me ama, guardará a minha palavra.
Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada. R.


EVANGELHO Jo 14, 15-21
«Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor,
para estar sempre convosco:
o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber,
porque não O vê nem O conhece,
mas que vós conheceis,
porque habita convosco e está em vós.
Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós.
Daqui a pouco o mundo já não Me verá,
mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.
Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai
e que vós estais em Mim e Eu em vós.
Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre,
esse realmente Me ama.
E quem Me ama será amado por meu Pai
e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele».
Palavra da salvação.

Archives


Copyright © 2005 - 2016 by pelo próprio | Todos os direitos reservados.