« Home | VIII DOMINGO DO T.C. » | VII DOMINGO DO T.C. » | VI DOMINGO DO T.C. » | V DOMINGO DO T.C. » | IV DOMINGO DO T.C. » | III DOMINGO DO T.C. » | II DOMINGO DO T.C. » | BAPTISMO DO SENHOR » | SAGRADA FAMÍLIA » | NATAL DO SENHOR »

IX DOMINGO DO T.C.

06 Março 2011


Sugestões aos Leitores para bem Proclamar a PalavraLeitores:
1ª leitura: A divisão proposta pelo Leccionário (não a do missal popular) pode ajudar os leitores a ler correctamente. Aconselhamos sempre que, na preparação das leituras, se use o Leccionário (ou fotocópia). A segunda parte do texto (a mais significativa: "Ponho hoje... que não conhecestes") é a mais difícil e exige uma preparação cuidada quer ao nível da respiração, quer da articulação. Faça breve pausa nos dois pontos, sem deixar cair a voz; faça uma cesura em bênção e, com uma só respiração, leve a frase seguinte, sem correr, até ao ponto e vírgula, com uma só respiração; depois, faça uma cesura em maldição e, se não for possível com uma só respiração levar a frase até ao ponto final, faça respiração breve em Senhor nosso Deus. A última frase deve ser dita com uma só respiração. Proclamar não é fácil. Exige muito exercício. Preste atenção a algumas palavras: Deuteronómio, prescrevo, obedecerdes, afastando-vos...
2ª leitura: O texto não é fácil e poderá não atingir o auditório se o leitor não o compreender bem. Damos uma sugestão: leia o texto, feche o livro, e transmita o seu conteúdo a alguém. Eis uma proposta: "Leitura... Romanos /// Irmãos // Independentemente... Moisés / manifestou-se... Profetas // porque... crentes // De facto... alguma / porque... glória de Deus // e todos... graça / em virtude... Cristo Jesus / que Deus... propiciação / mediante... sangue / para... justiça // Na verdade... convencidos / de que o ... Lei //// Palavra do Senhor" . Não corra, pronuncie todas as sílabas, faça ouvir as consoantes... atenda e treine à parte as palavras: independentemente, manifestou-se, distinção, privados, justificados, gratuita, propiciação, convencidos.
http://www.sdplviseu.web.pt/LITURGIAEVIDA/2010-2011.html

A liturgia do 9º Domingo Comum é um convite a construir a vida sobre o alicerce firme da Palavra de Deus. Quando a Palavra de Deus está no centro da vida e dá forma aos pensamentos, sentimentos e acções, o homem caminha, com segurança, ao encontro da realização plena, da vida definitiva.
No EvangelhoEvangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Mt 7, 21-27
Mateus convida a sua comunidade – e as comunidades cristãs de todos os tempos e lugares – a enraizar a sua vida na Palavra de Jesus e a traduzir essa adesão em acções concretas. Para ser cristão, não chega dizer palavras bonitas de adesão ao Senhor; mas é preciso esforçar-se por cumprir, em cada instante, a vontade de Deus e viver de acordo com os valores propostos por Jesus nas bemaventuranças.
A primeira leituraLeitura do Livro do Deuteronómio
Deut 11, 18.26-28.32
, na mesma linha, convida os crentes a deixarem que a Palavra de Deus envolva e penetre toda a sua vida, marque os seus pensamentos, sentimentos e acções. Garante-nos que construir a vida à volta da Palavra de Deus é assegurar a felicidade e a vida definitiva.
A segunda leituraLeitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Rom 3, 21-25a.28
não se refere tão directamente ao tema do domingo (a Palavra de Deus); mas garante-nos que a salvação resulta do dom gratuito de Deus, tornado presente em Cristo, a Palavra viva de Deus, que veio ao encontro dos homens para os subtrair ao caminho da escravidão, do pecado e da morte. (in Dehonianos)
Imagem acima: sdpl de viseu

LEITURA I Deut 11, 18.26-28.32
«Ponho diante de vós a bênção e a maldição»

Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo nestes termos:
«As palavras que eu vos digo,
gravai-as no vosso coração e na vossa alma,
atai-as à mão como um sinal
e sejam como um frontal entre os vossos olhos.
Ponho hoje diante de vós a bênção e a maldição:
a bênção,
se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus,
que hoje vos prescrevo;
a maldição,
se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus,
afastando-vos do caminho que hoje vos indico,
para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
Portanto, procurai pôr em prática todos os preceitos e normas
que hoje vos proponho».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 30, 2-3a.3bc-4.17.25
Refrão: Sede o meu refúgio, Senhor.

Em Vós, Senhor, me refugio, jamais serei confundido,
pela vossa justiça, salvai-me.
Inclinai para mim os vossos ouvidos,
apressai-Vos em me libertar.

Sede a rocha do meu refúgio
e a fortaleza da minha salvação;
porque Vós sois a minha força e o meu refúgio,
por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me.

Fazei brilhar sobre mim a vossa face,
salvai-me pela vossa bondade.
Tende coragem e animai-vos,
vós todos que esperais no Senhor.


LEITURA II Rom 3, 21-25a.28
«O homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
Irmãos:
Independentemente da Lei de Moisés,
manifestou-se agora a justiça de Deus,
de que dão testemunho a Lei e os Profetas;
porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo,
para todos e sobre todos os crentes.
De facto não há distinção alguma,
porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus;
e todos são justificados de maneira gratuita pela sua graça,
em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus,
que Deus apresentou como vítima de propiciação,
mediante a fé, pelo seu sangue,
para manifestar a sua justiça.
Na verdade, estamos convencidos
de que o homem é justificado pela fé,
sem as obras da Lei.
Palavra do Senhor.


ALELUIA Jo 15, 5
Refrão: Aleluia. Repete-se
Eu sou a videira e vós sois os ramos, diz o Senhor:
quem permanece em Mim dá muito fruto. Refrão


EVANGELHO Mt 7, 21-27
A casa edificada sobre a rocha
e a casa edificada sobre a areia

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’
entrará no reino dos Céus,
mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus.
Muitos Me dirão no dia do Juízo:
‘Senhor, não foi em teu nome que expulsámos demónios
e em teu nome que fizemos tantos milagres?’
Então lhes direi bem alto:
‘Nunca vos conheci.
Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’.
Todo aquele que ouve as minhas palavras
e as põe em prática
é como o homem prudente
que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, vieram as torrentes
e sopraram os ventos contra aquela casa;
mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve as minhas palavras
e não as põe em prática
é como o homem insensato
que edificou a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, vieram as torrentes
e sopraram os ventos contra aquela casa;
ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».
Palavra da salvação.

Archives


Copyright © 2005 - 2016 by pelo próprio | Todos os direitos reservados.