« Home | III DOMINGO DO TEMPO COMUM » | II DOMINGO DO TEMPO COMUM » | EPIFANIA DO SENHOR » | SANTA MARIA, MÃE DE DEUS » | NATAL DO SENHOR » | Ano B - ADVENTO IV » | Ano B - ADVENTO III » | Ano B - ADVENTO II » | Ano B - ADVENTO I » | CRISTO REI DO UNIVERSO »

Domingo da Solenidade de S. VICENTE

LEITURA I Sir 51, 8-17
"Louvarei continuamente o Vosso nome,
cantar-lhe-ei um hino de acção de graças."

Leitura do Livro de Ben-Sirá
O meu ser já estava perto da morte, e a minha vida
chegara lá no fundo à morada dos mortos.
Cercavam-me de todos os lados,
e ninguém me socorria,
procurava com a vista a ajuda dos homens e não vinha.
"Lembrei-me então, Senhor da Vossa misericórdia
e das Vossas obras das eras passadas:
Vós livrais aqueles que esperam em Vós
e os salvais das mãos dos inimigos.
"Fiz subir da Terra a minha prece,
pedi que eu fosse liberto da morte.
Invoquei o Senhor, Pai do meu Senhor,
para que não me abandonasse nos dias da tribulação,
quando falta amparo contra o arrogante:
"Louvarei continuamente o Vosso nome,
cantar-lhe-ei um hino de acção de graças."
Então, a minha prece foi atendida.
"Vós me salvastes da perdição
e me livrastes desse meu mau momento.
Por isso Vos hei-de celebrar e louvar."
Bendirei o nome do Senhor.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 58
Refrão: Sois o meu refúgio, Senhor, no dia da minha tribulação.
Sois o meu refúgio, Senhor.


LEITURA II 2 Cor 1, 3-7
«Deus nos conforta em todas as tribulações,
para podermos consolar aqueles que estão atribulados»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pai cheio de misericórdia e Deus de toda a consolação.
É Ele que nos conforta em todas as nossas tribulações,
para podermos consolar aqueles que sofrem qualquer tribulação,
por meio da consolação que nós próprios recebemos de Deus.
Do mesmo modo que abundam em nós os sofrimentos de Cristo,
assim por Cristo abunda igualmente a nossa consolação.
Se somos atribulados é para sermos confortados e salvos;
se somos confortados, é também para receberdes conforto.
E esse conforto mostra-se eficaz na constância
com que suportais os mesmos sofrimentos
que nós padecemos também.
A nossa esperança a vosso respeito é firme,
poi sabemos que, se participais nos sofrimentos,
participais também na consolação.
Palavra do Senhor.


EVANGELHO Mt 10, 17-22
«Não sereis vós a falar, mas o Espírito de vosso Pai»

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos Apóstolos:
“Cuidado com os homens:
hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas suas sinagogas.
Sereis levados, por Minha causa,
à presença de governadores e de reis,
para que deis testemunho diante deles e dos pagões.
Quando vos entregarem,
não vos inquieteis com a maneira de falar ou com aquilo que deveis dizer,
porque nessa altura vos será sugerido o que haveis de dizer.
Pois não sereis vós que falareis:
o Espírito do vosso Pai é que falará em vós.
O irmão há-de entregar à morte o seu irmão,
e o pai, seu próprio filho.
Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e hão-de causar-lhes a morte.
E de todos sereis odiados por causa do Meu nome.
Mas aquele que permanecer firme até ao fim, é que há-de salvar-se”.
Palavra da salvação.

Archives


Copyright © 2005 - 2016 by pelo próprio | Todos os direitos reservados.